História da Suzuki Marauder
A Suzuki sempre procurou diferenciar seus produtos e nesse caso a demanda da época por uma moto estilo Cruiser estava meio em falta no mercado, apesar que a kawazaki e a Yamaha terem modelos mais cruisers disponíveis em cilindradas mais baixas a Suzuki apostou na cilindrada mais alta com isso o projeto da Marauder inicialmente se deu pela equipe de engenheiros Japoneses mais precisamente em Kosai província de Shizuoka no Japão tiveram o sinal verde da montadora para desenvolvimento deste tipo de motocicleta e abranger o leque para oferecer mais opções aos motociclistas. Curiosamente a Suzuki adotou o nome de VZ800, porém a equipe de marketing acreditou que colocar o modelo como nome da motocicleta seria uma visão negativa e cansativa, ai tiveram a idéia de batizarem de "MARAUDER" (do inglês saqueadora), na época de seu lançamento a equipe de marketing vendeu a propaganda de que se voce comprasse uma "Marauder" voce estaria imerso no design agressivo e mesclado de cruiser e custom, como que sua postura ao pilota-la voce estaria "saqueando" ou sendo um "vigia" nas estradas não pelo sentido negativo e sim "saqueando a atenção de todos" tipo se voce andasse lado a lado com uma Harley Davidson ou outra a atenção seria "saqueada"por você pelo seu design e estilo da Marauder.
A VZ 800 Marauder foi importada no Brasil entre 1997 e 2005 e deu origem à VL 800 Volusia (mais clássica) e à M 800 Boulevard que a substituiu como cruiser média da Suzuki. Um fato curioso é a Marauder utilizar transmissão final por corrente, algo incomum nesta classe de motos.
Foi Oficialmente Lançada no Brasil em 1999 pela J. toledo do Brasil (representante da Suzuki no Brasil até nos dias atuais), em 1997 e 1998 as Marauders que circulavam pelo Brasil eram todas importadas, com pouquissímas diferenças entre os modelos sucessores das Marauders de 1999 em diante.
A Suzuki tentou manter a Marauder pelo fato de ser uma cruiser de alta cilindrada porém ainda de transmissão por corrente, o que era um projeto ultrapassado e fora dos padrões com desvantagens se comparadas as suas concorrentes que já faziam uso de cardã.
Fatidicamente em 2005 a Suzuki não conseguiu manter um projeto defasado e com a exigência e preferências dos consumidores pelas transmissões em cardãns. Com isso a Suzuki em 2005 definitivamente a retira da linha de produção e introduz a M800 Boulevard com um projeto atualizado e baseado nas exigências deonicho de mercado desta faixa de procura de cilindrada.
Curiosamente a Suzuki diferentemente de outros modelos de Motocicletas praticamente "abandona" os proprietários das marauders no Brasil, limitando a importação de peças da marauder e ajustando peças da Boulevard no catálogo de peças incorporando na Marauder de forma genérica e com isso tentando economizar os gastos de importação pela crescente demanda pelos recentes proprietários das Boulevards. Pois era a única saída que a J.Toledo do Brasil conseguir dar suporte aos proprietários de Marauders pois como a boulevard utiliza até 10% das peças da Marauder por ser sua antecessora.
A Marauder 800 serviu como a plataforma sobre a qual a versão 1600 foi construída, por isso é fácil descobrir que esta moto é carregada com tanta atitude característica do estilo custom da suzuki, pelo menos para a classe média. Com potência real de 805cc refrigerado a líquido v-twin é acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades, o VZ800 tem corrente drive final. Ainda assim, os modelos 2004 das Marauder lembra muito o estilo clássico do bobber, com um pneu dianteiro gordo, um tanque imponente e as barras que alcançam para trás o assento confortável com, os comandos de pé dianteiros montados e os cromados em todos os lugares que todo estilo custom admira.
Infelizmente o tempo das Marauders chegaram ao fim... Em Maio de 2005 a J.Toledo do Brasil oficialmente encerra a importação e montagem desta motocicleta. Apesar que ainda resistir em alguns países até 2008 porém numa limitada e ja decadente demanda o qual a Suzuki mundial decide "aprimorar"o projeto e lançar com mais intensidade e marketing as "Boulevards" e assim enterrando um motocicleta que seria a base da linha custom atual da Suzuki.